2 de out. de 2011

Fitoterapia: Terapia Milenar


A Fitoterapia é a utilização medicinal de plantas, ou seja, o tratamento de doenças através de Plantas Medicinais, ou Ervas Medicinais (Fito = Plantas, Ervas + Terapia = Tratamento). Ela é uma das Terapias Natural mais antiga utilizada pelos homens, pois se presume que o homem primitivo experimentava as plantas, selecionando algumas para sua alimentação e outras para tratamento de seus males. É sabido que também no Egito Antigo, ela também era muito utilizada.

O legado do Mundo Ocidental vem de Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, escreveu vários tratados sobre esse assunto e foi o primeiro a relacionar doenças, seus sintomas e quais as ervas eficazes no seu tratamento.O uso da Alopatia (remédios industrializados) é muito recente, pois ela surgiu no Séc. XIX e mesmo assim, ela se vale de princípios de Plantas Medicinais para cura de males.

Como visto, não estamos falando de alguma coisa nova, a Fitoterapia é algo muito antigo, sendo sempre estudado.Atualmente, é de conhecimento de todos a Tradicional Medicina Chinesa, que há séculos vem mostrando sua eficácia no tratamento de várias doenças.Aqui no Brasil, nosso legado nos foi transmitido oralmente de geração a geração, podendo-se citar os famosos chás da vovó, ou algum tipo de macerado, que serve para machucados, ou dores.

Hoje em dia, está havendo cada vez mais uma procura de tratamentos mais naturais e menos agressivos ao organismo e com isso surge à necessidade de se realizar estudos na área e se ter profissionais capacitados para a indicações de remédios fitoterápicos, pois é necessário que o paciente procure um profissional gabaritado para tanto e que não se aventure em indicações de revistas, livros ou conhecidos, pois pesquisas são feitas para buscar a eficácia de ervas e um Fitoterapeuta, devidamente formado, também tem acesso a essas pesquisas, podendo assim indicar com segurança fitoterápicos a seus pacientes.

A profissão de Fitoterapeuta é reconhecida pelo Governo Federal, Ministério da Saúde e demais Ministérios, devendo assim este profissional possuir diploma de cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, já existentes em várias instituições de ensino.

Renilde Santos

Matéria Publicada no Jornal Vidaqui de 14 a 27 de Março de 2008, Ano 8, Edição 195, página 07.Publicada no Jornal da Liberdade de 28 de Maio a 11 de Junho de 2008, Ano XXI, n° 425, página 06, pela Autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.