24 de out. de 2011

A Lua de nossos Encantos


Estava eu aqui, na frente da televisão procurando algo construtivo para assistir, quando na TV paga me deparo com um documentário muito interessante que falava sobre casas. Nos bairros mais antigos de São Paulo - Vila Mariana, Brooklin, Tatuapé, etc. - está ocorrendo um fenômeno muito interessante: por algum motivo de foro íntimo, os herdeiros das casas antigas estão se desfazendo delas, mas, antes, com o auxílio de uma pequena empresa cinematográfica, estão fazendo filmes sobre essas casas, uma espécie de documentário que fala de toda história dela, quantas gerações ali viveram, tudo o que os membros passaram nela, enfim, suas histórias e a história delas. Então, resolveram apresentar esses documentários na televisão.

Atraída por essa idéia colei meus olhos na telinha e não perdi nada até o final. Que encanto! Logo percebi como a Astrologia explica mesmo muito bem as coisas. A Lua para ela é a nossa casa e no filme pude perceber quanto carinho, apesar de terem que se desfazer delas, as pessoas tinham por suas antigas residências. A Lua também é nossa memória para a Astrologia e cada uma das pessoas desse filme se reportava às histórias da casa, dos acontecimentos nela ocorridos e tanto, que não quiseram perder nada, fazendo o filme para perpetuar essa memória.

A Lua também é a Mãe, astrologicamente falando, e era muito lindo ouvir os depoimentos dos filhos, muitas vezes netos, sobre a matriarca da família, cada detalhe da casa que tinha sido escolhido por ela e a forma que ela gostava de arrumá-la. E finalmente, para a Astrologia, a Lua também é nutrição e bonito também era ouvir como todos se reportavam à cozinha das casas, das festas, dos banquetes, o do simples trivial que saiam delas, coisa que hoje em dia se vê pouco, pois são poucas as oportunidades que famílias tem de se reunirem à volta da mesa, devido também à correria do dia-a-dia. Mas todos foram unânimes em dizer que se está perdendo o hábito de se comer em casa.

É, essa matrona poderosa, mas delicada, é realmente muito para nós. Controla marés, controla nascimentos - só nascemos na Lua em que fomos concebidos - e representa tudo o que é essencial para o desenvolvimento de um indivíduo - lar, casa, afeto, mãe, nutrição, segurança, memória, passado - além de ser a Regente da Casa Astrológica de número Quatro que representa igualmente tudo isso já citado.

Texto Publicado no Jornal da Liberdade de 07 a 20 de Agosto de 2008, Ano XXI, n° 430, página 08

por Renilde Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.