O aspecto principal da Medicina Holística ou Integral, é a concepção vitalista do ser humano, segundo a qual, o homem não é composto apenas por um corpo físico, onde tudo funciona como uma rede de "engrenagens" ou sistemas, mas por diversos corpos, entre os quais, um mais sutil, invisível, denominado "corpo vital," mantenedor e responsável por todas as funções físicas, psíquicas e mentais.
A doença, seja ela física ou psíquica, resulta de um distúrbio na qualidade, na distribuição e no fluxo dessa energia pelo organismo. Uma disfunção dessa energia pode, por exemplo, permitir a penetração e a proliferação de germes num corpo assim debilitado, o que seria impossível num corpo saudável, onde a energia vital se encontrasse bem distribuída e em quantidade suficiente.
É sobre o corpo vital prejudicado, seja pela ação do ambiente ou por outras causas, que a Medicina Holística age, aplicando técnicas, massagens medicinais, relaxamento e práticas terapêuticas especiais, restabelecendo assim, o equilíbrio de todos os corpos.
Rômulo B. Rodrigues
TERAPEUTA HOLÍSTICO, MESTRE EM REIKI, ESCRITOR.
E-MAIL: romulorodrigues70@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.